Quantcast
Channel: Blog Bate Tuntum
Viewing all articles
Browse latest Browse all 8786

Meditações diárias: Descobrindo talentos

$
0
0


Leitura diária: Mateus 4.18-25

Leitura da Bíblia em um ano: Provérbios, capítulos 5, 6 e 7

O grande objetivo de um ministro numa igreja, além do exercício digno e competente do seu ministério, seja ele qual for, é o de descobrir novos talentos e dons nos membros da igreja, principalmente nas camadas mais jovens. O pastor, o líder do louvor, o regente coral, o orientador dos adolescentes, todos devem estar sempre atentos para perceber nos seus liderados aquelas condições básicas que os farão capazes do exercício amanhã de alguma tarefa em especial para a igreja de Cristo.

No Antigo Testamento, percebemos estas centelhas de orientação divina na descoberta de Josué por Moisés, de Davi por Samuel, de Daniel pelo guarda do rei. No Novo Testamento, o caminho continua com Barnabé indicando João Marcos, com Paulo apontando Timóteo. Porém, o exemplo mais contundente de descobridor de talentos e de uma forma especial mesmo é o de Cristo, que foi encontrar no meio ambiente menos propício para a formação de líderes aqueles que seriam os seus seguidores e continuadores da obra.

Naquela época, quem quisesse encontrar jovens promissores para uma obra espiritual como a que se iria lançar o Senhor Jesus, deveria ir ao templo em Jerusalém assistir os debates dos doutores da lei, frequentar ou acompanhar a escola farisaica dirigidas por Hilel ou Gamaliel, mas nunca ir ao Mar da Galileia, procurar rudes pescadores. Mas, foi isto exatamente o que o Senhor Jesus fez:

"E Jesus, andando ao longo do mar da Galileia, viu dois irmãos... E passando mais adiante, viu outros dois irmãos... E, disse-lhes: Vinde após mim, e eu vos farei pescadores de homens" (Mt 4.18,21).

Como o Senhor descobriu nas mãos calosas daqueles homens, nos rostos crestados pelo sol, nos cabelos queimados pela maresia, a capacidade de vir a entender o seu plano redentor, a necessidade de pregar este evangelho que ele trazia, e a capacidade para resistir aos obstáculos e perseguições em prol da mensagem que levariam ao mundo, só mesmo o Espírito de Deus que neles habitava pode explicar. O líder hoje deve ter esta consciência de buscar os novos talentos, sempre pela orientação do Santo Espírito de Deus.

Oração para o dia:

Capacita-me, Senhor, a ser receptivo aos jovens em minha igreja, percebendo os dons e talentos que poderão ser desenvolvidos para honra do teu reino

Portal Batista

Viewing all articles
Browse latest Browse all 8786