A ação criminosa ocorreu nesta sexta-feira (21) no Centro de Teresina. Segundo a PM, um dos suspeitos usava o fardamento da Polícia Militar do PI.
G1/Teresina
![]() |
Marcas de tiros ficaram na porta da clinica em Teresina (Foto: Gilcilene Araújo/G1) |
Três homens armados, entre eles um que vestia a farda da Polícia Militar, renderam o vigilante e assaltaram pacientes que estavam no Hospital do Olho, Centro de Teresina, por volta das 12h desta sexta-feira (21). Segundo o capitão Sobrinho, do 1º Batalhão da Polícia Militar, houve trocas de tiros entre um dos assaltantes e um policial federal aposentado que estava no local aguardando por uma consulta. Toda ação aconteceu quando havia grande movimentação de pessoas pela Rua Governador Artur de Vasconcelos.
Ao perceber a movimentação dos criminosos, o policial aposentado José Antônio Vasconcelos ligou para a polícia, mas acabou sendo surpreendido pelos tiros de um dos assaltantes que viu ele ao telefone. O policial reagiu aos tiros e conseguiu ferir o suspeito. Um dos disparos também atingiu o policial no braço direito e mão esquerda.

Boné abandonado pelo bando após troca de tiros
com o segurança (Foto: Gilcilene Araújo/G1)
"O falso policial rendeu o vigilante e entrou no hospital anunciando o assalto. O policial federal aposentado viu a movimentação, entrou numa sala e ligou para a polícia, só que um dos assaltantes percebeu isso e começou a disparar contra a porta. Dos sete tiros efetuados, dois deles acertam o braço e dedo do ex-oficial", contou.

Policial Federal José Vasconcelos disparou
contra os bandidos (Foto: Gilcilene Araújo/G1)
Ainda de acordo com o capitão, o policial aposentado e o outro vigilante trocaram tiros com os criminosos. O assaltante fardado de PM foi atingido, mas fugiu com os outros dois bandidos. O trio ainda conseguiu render um motorista no meio da rua e roubou um veículo modelo Siena. As duas motos usadas na ação foram abandonadas na porta do estabelecimento alvo da ação criminosa.
"Antes de deixar o hospital. Eles acabaram levando pertences de alguns clientes, como celulares e bolsas. Como o plano deu errado, os assaltantes decidiram fugir e metros depois deixaram o companheiro baleado na porta de uma clínica particular, que ainda tentou atendimento no local, mas foi encaminhado para o HUT", relatou.
Depois de deixar o falso PM, os outros criminosos ainda tomaram de assalto outro veículo. "As motocicletas têm placa de Bacabal, no Marnhão e estão na Central de Flagrantes para verificar se são roubadas. Acreditamos que mais duas ou três pessoas estivessem na região dando suporte. Já acionamos equipes do BpRone e GTAP, e mais um dos suspeitos foi preso", disse o capitão.
Antônio Leitão, diretor do Hospital do Olho, acredita que a intenção dos criminosos era trancar os funcionários e clientes dentro do estabelecimento e fazer um arrastão. "Eles não acreditavam que havia mais de um vigilante e um ex-oficial no local por isso a ação não foi completa. Eles conseguiram levar a arma de um dos vigilantes e pertences, como bolsas e celulares dos pacientes", destacou.