![]() |
Reunião foi realizada pelos secretários Adelmo Soares e Flávia Moreira com membros da Fetaema e Cooperativa Nossa Casa |
O Governo do Maranhão, através das Secretarias de Estado de Agricultura Familiar (SAF) e das Cidades e Desenvolvimento Urbano (Secid), desenvolverá ações integradas para reduzir o déficit habitacional rural no Maranhão. O assunto foi discutido, esta semana, na sede da Secid, com a Cooperativa Nossa Casa e Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais do Maranhão (Fetaema).
“Antes, a política era de poucos para pouquíssimos, sem acompanhamento das obras e sem produção para as famílias permanecerem na área. Agora estamos mudando essa realidade, a orientação do governador Flávio Dino é fazer ações integradas que favoreçam melhorias reais de vida no campo”, ressaltou o secretário de Agricultura Familiar, Adelmo Soares.
A secretária da Secid, Flávia Alexandrina, informou que a ideia é desenvolver uma política de atendimento às comunidades rurais, com ações articuladas de habitação e produção agrícola. “Ninguém fica em uma casa na área rural se não tiver produção para a geração de renda, por isso é importante uma ação de Estado, porque não é só a necessidade da casa, mas também da energia, da água, renda e outros itens”, ressaltou.
Para o diretor da Fetaema, Joaquim Alves, o Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR) foi desenvolvido nos últimos anos de forma desorganizada no Maranhão, dificultando o acesso de quem precisa de moradia. Ele elogiou a iniciativa do governador Flávio Dino de promover a discussão sobre o tema com representantes dos trabalhadores rurais. Segundo Joaquim Alves, existem, atualmente, 5.891 demandas de casas, com cadastros prontos, que precisam de atendimento.
Comitê gestor
Como encaminhamento da reunião, ficou definido que a Fetaema ficará responsável por identificar as entidades para compor um comitê gestor, que terá representantes do Estado e dos movimentos sociais, para traçar planos para a área de habitação rural no Maranhão.
SECOM/MA