Quantcast
Channel: Blog Bate Tuntum
Viewing all articles
Browse latest Browse all 8786

Estado firma parceria com Judiciário para educação à distância

$
0
0
Secretário Bira do Pindaré recebe o diretor da Esmam, desembargador Jamil Gedeon e equipe técnica

A Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Sectec), disponibilizará o suporte tecnológico para o programa de Educação à Distância (EaD) a ser instalado pela Escola Superior da Magistratura do Maranhão (Esmam). O objetivo do programa é aperfeiçoar magistrados e servidores do Poder Judiciário.

Para o secretário Bira do Pindaré, a proposta é necessária, vez que além de aproximar o judiciário do povo, ainda terão suas dúvidas esclarecidas no que tange ao posicionamento judicial e sobre os direitos do cidadão. Ele ressaltou que o diálogo com os vários setores da sociedade e do poder público é uma determinação do governador Flávio Dino para a promoção de ações com impacto na melhoria da qualidade de vida dos maranhenses.

A proposta abrange a capacitação contínua de 5.352 servidores efetivos do Judiciário e 253 juízes alocados em 132 comarcas do Estado. A coordenadora de cursos de EaD da Esmam, juíza Kariny Reis, a secretária-geral Marilse Medeiros e o assessor de Informática da Corregedoria, Paulo Rocha, explicaram a dinâmica do programa, segundo as diretrizes do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

A parceria, fruto do termo de cooperação entre o Tribunal de Justiça do Maranhão e o Governo do Estado, assinado no início de março, possibilita a gravação de cursos nos estúdios da secretaria, além de oferecer o material produzido na plataforma virtual da Esmam. Posteriormente, haverá também a transmissão dos cursos para os polos localizados no interior.

“A missão institucional da Esmam é capacitar magistrados e servidores do Judiciário estadual e faremos isso utilizando as ferramentas da educação à distância, que dentre as principais vantagens estão a otimização de recursos públicos, a maior oferta de treinamentos e a possibilidade de levar conhecimento às mais distantes comarcas do nosso estado”, observou o desembargador Jamil Gedeon.

Além do projeto de ensino à distância, a parceria desenvolverá um programa destinado à comunidade. Com o objetivo de tirar dúvidas dos cidadãos, o programa contará com a presença de um magistrado para responder questões jurídicas que, normalmente, não são compreendidas pela população.

“Esse programa que está sendo desenvolvido pela Esmam também quer contar com a abrangência do ensino à distância, pois vamos atingir um maior número de pessoas e repassar à população o conhecimento que detém o magistrado”, pontuou a juíza Kariny Reis.

SECOM/MA


Viewing all articles
Browse latest Browse all 8786