
“Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca” (Mt 26.41).
Somos um composto de carne e Espírito. Nosso lado espiritual está sempre propenso a se aproximar das coisas de Deus, ao passo que o carnal não tem essa motivação, pelo contrário, muito se satisfaz com coisas que contrariam o Espírito, estabelecendo assim, uma batalha constante entre o espiritual e o carnal. A vitória da carne nessa batalha compromete nosso Espírito, por isso, Jesus nos dá importantes orientações para reverter esse perigoso resultado. Vejamos:
1) - Vigilância espiritual: Consiste estarmos alertas a nível espiritual. Humanamente não conseguiremos escapar das tentações sobre nossas necessidades materiais. Os apóstolos de Jesus, ao tentarem isso por si mesmos, fracassaram: convocados por Jesus para orarem foram vencidos pelo sono; prometeram fidelidade a Jesus até a morte e, no mesmo dia, o negaram; chamados a desfrutar da confiança e intimidade com Jesus, o traíram. “Disse-lhe Pedro: Ainda que seja necessário morrer contigo, de nenhum modo te negarei. E todos os discípulos disseram o mesmo” (Mt 26 .40).
2) - Ter consciência de nossa fragilidade espiritual: Nosso lado carnal é mais forte porque nascemos inteiramente carnais, vivendo grande tempo assim, pois nossa verdadeira ou bíblica iniciação espiritual começa, na maioria das vezes, anos depois do nosso nascimento. Ainda porque o alimento para nossa carne é muito mais divulgado, atrativo e abundante, ao passo que o alimento espiritual é indigesto à nossa carne, a contraria, não é atrativo aos nossos olhos carnais, e ainda exige a renúncia a estes. “O Espírito é o que vivifica; a carne para nada aproveita; as palavras que eu vos tenho dito, são Espírito e são vida” (Jo 6.63); “Então disse Jesus a seus discípulos: Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, tome a sua cruz e siga-me” (Mt 16.24). O homem criado por Deus tem sua constituição nesta ordem: espírito, alma, corpo. No homem criado em Adão há inversão nessa forma: corpo, alma, espírito. Por isso a carne, o corpo é mais forte até que sejamos reconstituídos por Jesus à nossa originalidade. Vença essa luta obedecendo a Jesus.
Celson de Paula Vargas
Colaborador de OJB