Quantcast
Channel: Blog Bate Tuntum
Viewing all articles
Browse latest Browse all 8786

Semana Estadual de Ciência e Tecnologia promete mobilizar público com vasta programação

$
0
0

Governo do Maranhão - Com o tema ‘Luz, Ciência e Vida’, a Semana Estadual de Ciência e Tecnologia, aliada à nacional, acontece de 19 a 25 de outubro. Com maior concentração na capital, o evento será sediado na Praça Maria Aragão com programação diversificada e espaço pensado para atrair milhares de pessoas.

Já no primeiro dia, a ação da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), trará a palestra do renomado neurocientista Miguel Nicolelis, médico que coordenou a equipe que criou o exoesqueleto apresentado durante a Copa do Mundo em 2014. O aparelho é comandado por impulsos cerebrais, o que dá a ideia de que ele é uma extensão do próprio corpo.

Ainda na abertura da Semana em São Luís, que será a partir das 18h30, haverá a entrega do Prêmio Mais IDH de Ciência e Tecnologia. De acordo com o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Bira do Pindaré, trata-se de “um incentivo à produção de pesquisas que visem melhorar o Índice de Desenvolvimento Humano no Maranhão. A proposta está aliada ao projeto do Governo Flávio Dino de levar infraestrutura, ensino, saúde e serviços básicos para todo o Estado”, enfatizou o secretário.

Na ocasião, estudantes dos Ensinos Médio e Superior, um pesquisador, uma instituição e um inventor ganharão, individualmente, uma quantia em dinheiro e a medalha Eduardo Campos, uma homenagem ao economista, que foi Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação em 2004.

Outros destaques deste primeiro momento são os estudantes vencedores do Concurso de Redação e Desenho. Os autores das produções, relacionadas à temática da SNCT levarão para casa câmera profissional, tablete, kits escolares e medalhas, de acordo com a modalidade em que concorreram. “O mais importante é a valorização destes talentos que estão espalhados pelo Maranhão. A Semana Estadual de Ciência e Tecnologia vai ser uma vitrine, um desfile do que é feito nas nossas escolas, universidades e a população vai ter acesso a tudo isso. É uma ação que beneficia a todos”, reforçou Bira.

Quem visitar o espaço terá acesso à exposição de pôsteres, palestras sobre assuntos variados, minicursos, planetário, exposições artísticas, Feira de Economia Solidária, Sala de Cinema e Feira de Artesanato. Todos os dias, a programação será encerrada com atividades culturais a partir das 20h.

Viewing all articles
Browse latest Browse all 8786