Quantcast
Channel: Blog Bate Tuntum
Viewing all articles
Browse latest Browse all 8786

Sinproesemma define Campanha Salarial de 2016

$
0
0
pauta campanha salarial
O Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Maranhão (Sinproesemma) encaminhou ofício ao governo do Estado solicitando a abertura de negociação para tratar da pauta da Campanha Salarial de 2016.

Embora o índice do reajuste dos salários dependa de publicação da portaria do Governo Federal, o presidente do Sinproesemma, professor Julio Pinheiro, que iniciar os debates sobre a pauta, que é composta por vinte reivindicações.

A pauta da campanha salarial dos educadores foi discutida e definida na última reunião de diretoria do sindicato, realizada em dezembro do ano passado. As reivindicações referem-se a temas como recomposição salarial, gratificações, concurso, progressões, jornada, eleições diretas, escolas de tempo integral, entre outros itens. (Veja lista completa abaixo).

Reajuste– O reajuste do piso nacional do magistério para 2016 será apresentado pelo Ministério da Educação (MEC). Com base nos cálculos do valor aluno/ano, de acordo com as regras do Fundeb, o percentual pode ser em torno de 11%. O índice deverá recompor os salários de professores das redes municipais e estaduais de todo o Brasil.

De acordo com o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, em reunião com dirigentes da Confederação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Educação (CNTE), da qual o professor Julio Pinheiro também participou, a intenção do governo é manter as regras de recomposição do Fundeb.

No encontro, realizado em dezembro passado, Aloizio também manifestou a preocupação de prefeitos e governadores com a crise econômica, que atinge estados e municípios.

“Diante do cenário de agravamento, a direção da CNTE aprovou na reunião de direção geral, em dezembro passado, a greve nacional para os dias 15, 16 e 17 de março, buscando a unidade dos trabalhadores da educação pública brasileira, com pauta unificada, pra enfrentar a crise e garantir a manutenção de direitos. No Maranhão, teremos abertura das negociações já no próximo dia 12 com o governo do Estado”, afirma o professor Julio Pinheiro.

Com informações do Sinproesemma

Viewing all articles
Browse latest Browse all 8786