A nova pesquisa DataM sobre a disputa para o governo do Estado, mostrando que Luís Fernando não chega nem a 10% em São Luís e está em terceiro lugar, desorientou ainda mais o grupo Sarney.
Agora, os estrategistas do Palácio dos Leões plantaram nos blogs governistas o recado: a ultima bala que eles têm é a eleição de Luís Fernando como governador biônico, no tapetão.
Só que essa ultima tentativa esbarra em três problemas.
A arrogância
Em primeiro lugar, os deputados estaduais lembram o tanto que eram maltratados quando Luís Fernando era o Chefe da Casa Civil. Prepotente e antipático, imitando o seu guru Jorge Murad, Luís Fernando vivia dando chá de cadeira nos deputados que queriam tratar de emendas e projetos. Só faltava a fumaça de charuto na cara, como o poderoso Jorge fazia nos áureos tempos.
As pesquisas
O segundo problema são exatamente os péssimos índices nas pesquisas. Ninguém na Assembléia está muito disposto a segurar “alça de caixão” e por isso Luís Fernando anda cada vez mais sozinho no interior, assinando folhas de papel em eventos esvaziados.
Arnaldo Melo
O terceiro problema se chama Arnaldo Melo. O experiente deputado tem no currículo ter derrotado Ricardo Murad, que já despachava como presidente da Assembléia antes mesmo de ser eleito. Agora estão oferecendo milhões de “argumentos” para Arnaldo Melo e, ao mesmo tempo, colocam blogueiros governistas para fazer chantagens públicas.
Arnaldo sabe que o cavalo está selado e que ele não terá outra chance de ser governador, ainda podendo concorrer à reeleição no cargo. Arnaldo diz para os mais íntimos: se Luís Fernando não chega nem em 10% nas pesquisas, por que ele mesmo – Arnaldo – não pode ser mais competitivo ?
Enquanto isso o senador Sarney se debate como um náufrago no cenário nacional, coagindo Lula e Dilma como tábuas de salvação para o seu império decadente. Só que a eleição é no Maranhão e quem vota é o povo.
Do Marrapá