Quantcast
Channel: Blog Bate Tuntum
Viewing all 8786 articles
Browse latest View live

MORRE MURILLO MENDES, O EMPREITEIRO QUE CONSTRUIU ITAIPU

$
0
0
Reprodução/vídeo
Minas 247 - O empresário Murillo Mendes, dono da Mendes Júnior e responsável pela maior obra de engenharia da história do Brasil, a Usina Hidrelétrica de Itaipu, morreu neste domingo, aos 93 anos. Ele é filho do fundador da construtora Mendes Junior, José Mendes Junior.

Segundo amigos próximos, ele foi vítima de enfarto e a família se despediu dele numa cerimônia íntima, da qual teriam participado apenas as duas filhas e os netos, seguida do enterro em Belo Horizonte, informa o jornal Estado de Minas.

Criada em 1953, a empresa foi pioneira na internacionalização das empresas brasileiras do setor durante o chamado período do milagre econômico, nos anos 70, período da ditadura militar. 

A empreiteira foi contratada para diversas obras no Iraque, chegando a empregar mais de 20 mil brasileiros no país. Em 1994, assinou o primeiro contrato de construção de uma empresa brasileira na China.

A companhia está entre as investigadas na Operação Lava Jato. Os ex-executivos da construtora Sérgio Cunha Mendes, Rogério Cunha Oliveira e Alberto Elísio Vilaça Gomes tiveram a prisão decretada no último dia 13 pelo juiz Sergio Moro.

CARAVANA LULA/HADDAD FARÁ ATO PÚBLICO EM SÃO LUÍS E VIANA DIAS 24 E 25

$
0
0
Confirmada para os dias 24 e 25 a presença no Maranhão do ex-prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT), candidato a vice na chapa de Luiz Inácio Lula da Silva e apontado como o substituto natural do líder petista encarcerado em Curitiba, caso o TSE venha a confirmar a inelegibilidade de Lula.

Haddad, acompanhado da também candidata a vice Manuela D’Ávila (PCdoB), vem cumprir agenda pró Lula em São Luís dias 24, onde fará ato público na Praça Nauro Machado, no Centro Histórico, às 18h, com as presenças do governador Flávio Dino e dos candidatos ao Senado. No dia 25 será a vez de Viana, na Baixada Maranhense.

Pela estratégia do PT para as eleições 2018, Lula é candidato a presidente e Fernando Haddad é o vice, mas como existe a possibilidade real da candidatura de Lula ser impedida pela Justiça Eleitoral, com base na Lei da Ficha Limpa, Haddad será alçado a condição de cabeça da chapa tendo Manuela com vice.

Blog do Jorge Vieira

MP alerta lideranças religiosas em Imperatriz para evitarem propaganda eleitoral em templos

$
0
0
Os promotores eleitorais Jadilson Cirqueira de Sousa (33ª zona eleitoral) e Joaquim Ribeiro de Souza Junior (65ª zona eleitoral) emitiram Recomendação, em 8 de agosto, aos capelães, dirigentes de entidades ou associações religiosas de Imperatriz para que orientem padres, sacerdotes, clérigos, pastores, ministros religiosos, presbíteros, epíscopos, abades, vigários, reverendos, bispos, pontífices ou qualquer outra pessoa que represente religião a se absterem de praticar atividades que configurem propaganda irregular.

O documento do Ministério Público alerta para o uso irregular de recursos dos templos religiosos em benefício de determinadas candidaturas, especialmente nos locais de culto ou durante as cerimônias religiosas. A Recomendação é direcionada também aos diretórios municipais dos partidos políticos em Imperatriz.

“O desatendimento desta recomendação poderá importar a adoção das medidas judiciais cabíveis, para os fins de corrigir as ilegalidades constatadas e promover as respectivas responsabilidades porventura configuradas”, assinalaram, no documento, os promotores eleitorais.

Blog do Clodoaldo Correa

STF MANTÉM LIBERDADE CONCEDIDA A DIRCEU

$
0
0
Lula Marques
Por André Richter, repórter da Agência Brasil - Por 3 votos a 2, a Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu hoje (21) manter a decisão tomada em junho que suspendeu a execução da condenação do ex-ministro José Dirceu a 30 anos de prisão na Operação Lava Jato. Com a decisão, Dirceu foi libertado e deixou Penitenciária da Papuda, em Brasília.

A decisão foi tomada a partir de um recurso da Procuradoria-Geral da República (PGR) contra o habeas corpus protocolado pela defesa de Dirceu. Reafirmaram voto pela soltura o relator, Dias Toffoli, e os ministros Gilmar Mendes e Ricardo Lewandowski. Com a decsião, Dirceu permanecerá em liberdade até que o Superior Tribunal de Justiça (STJ) analise o recurso adequado para reavaliar a pena.

Na sessão desta tarde, o ministro Edson Fachin finalizou seu voto sobre a questão. Segundo o ministro, o habeas corpus não poderia tersido concedido por razões processuais. Celso de Mello, que não havia votado na sessão de junho, também votou para determinar o retorno de Dirceu à prisão

José Dirceu foi preso em maio após ter a condenação confirmada pela segunda instância da Justiça Federal, com base no entendimento do STF, que autorizou a execução provisória da pena, após o fim dos recursos na segunda instância.

Na mesma sessão, o colegiado também manteve a decisão que suspendeu a condenação e determinou a soltura do ex-tesoureiro do PP, João Claudio Genu, também condenado na Lava Jato.

Tuntum ganha mais um médico, Dr. Campelo Neto

$
0
0
Neirilene Fernandes, Campelo Neto e José Araújo Coêlho 

A população tuntunense ganhou um novo profissional de saúde, trata-se do Dr. José Campelo de Sousa Neto, médico recém formado, filho de José Araújo Coêlho e Neirilene Fernandes Coêlho. A formatura aconteceu no início do mês em Teresina, capital do Piauí.
Para comemorar a árdua conquista, os pais de Campelo Neto realizaram no Clube da Arvet, nesse último sábado (18), um culto em ação de graças e um jantar para mais de uma centena de amigos e convidados mais próximos. A cerimônia festiva foi um ato de agradecimento a Deus pelo sucesso de sua vitoriosa formação durante esses anos de intensa dedicação aos estudos.
Os pais e toda família sentem-se honrados por terem contribuídos diretamente pela realização do projeto do filho e disponibilizá-lo em favor da sociedade, em especial ao mais carentes e necessitados. O novo integrante do corpo médico de Tuntum já está dispensando seus conhecimentos no hospital Seabra de Carvalho e Samu. Confira algumas imagens do culto em ação de graças....


Do Blog do Lobão

VIII Encontro da UNCME-Maranhão terá presença recorde de conselheiros municipais de educação

$
0
0
Professores Emerson Araújo e Humberto Gonzaga presentes no VIII Encontro Estadual da UNCME-MA
Com uma programação diversificada sobre a Educação Brasileira com foco no Maranhão, a União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação-MA realizará, a partir desta quinta-feira(23),  o VIII Encontro Estadual da entidade no Auditório Fernando Falcão da Assembleia Legislativa para um público estimado em 400(quatrocentos) Conselheiros Municipais de Educação.

A abertura ocorrerá a partir das 15 horas, desta quinta-feira(230, com a presença do Presidente Nacional da UNCME, Prof. Humberto Gonzaga que ministrará a palestra de abertura "A Importância do Sistema Municipal de Educação(SME) e o Papel do Conselho Municipal de Educação"  com  a moderação do Coordenador Estadual da Entidade no Maranhão Prof. Emerson Araújo.

 VIII Encontro Estadual da UNCME-MA terá seguimento na sexta-feira(24) com dois seminários que tratarão sobre a Base Nacional  Comum Curricular(BNCC), um outro sobre Atribuições e Ritos Normativos do CME e um painel sobre a Resolução 31/2018 do Conselho Estadual de Educação, apresentação da  Rede de Educação do Maranhão (REMAR) e as  Diretrizes Curriculares do Ensino do Meio Ambiente.

Para o Coordenador Estadual da UNCME-MA,  Professor Emerson Araújo, o VIII Encontro Estadual da Entidade será um marco importante para a consolidação dos conselhos municipais de educação maranhenses nas suas atribuições fiscalizadoras e normativas dos sistemas municipais de ensino do Estado do Maranhão.

Gilmar Mendes: Brasil não será levado a sério se não cumprir tratados

$
0
0

STF


THAÍS S. MOYA/br 247


O ministro Gilmar Mendes, do STF, é um dos maiores defensores do cumprimento dos tratados internacionais ratificados pelo Brasil, considerando-os todos acima da lei brasileira. Ele foi o relator do julgamento histórico do Supremo que, em 3 de dezembro de 2008, acabou com a prisão por dívidas no país. A decisão da corte foi a de que tal dispositivo havia sido revogado face o disposto no artigo 7º, da Convenção Americana sobre Direitos Humanos, que estabelece:

"Ninguém deve ser detido por dívidas. Este princípio não limita os mandados de autoridade judiciária competente expedidos em virtude de inadimplemento de obrigação alimentar".

Desde o histórico julgamento, ensinam os professores Luiz Flávio Gomes e Valério de Oliveira Mazzuoli, formou-se uma nova configuração da pirâmide jurídica em nosso ordenamento jurídico, nos seguintes termos:

“Temos que admitir, por conseguinte, uma nova pirâmide jurídica no nosso País, segundo o STF: no patamar inferior está a lei, na posição intermediária estão os tratados de direitos humanos (aprovados sem o quorum qualificado do §3º do art. 5º da CF) e no topo está a Constituição. ("Comentários à Convenção Americana sobre direitos humanos: Pacto de San José da Costa Rica" Coleção Ciências Criminais, v. 4. 2. ed. Rev, atual e ampl. São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2009, p. 67.

O vídeo que apresentamos nesta coluna refere-se a outro caso, o da extradição ou não de Cesare Battiisti para Itália, tema que perdurou na corte de 2007 a 2011 e provocou uma intensa batalha de argumentos acerca dos tratados internacionais. Em 2009, o STF definiu que Battisti deveria ser extraditado porque concordou com as acusações criminais que recebera do Estado brasileiro, porém, o então presidente Lula decidiu contrariamente, pois entendeu que o italiano sofria perseguição política, portanto, receberia asilo no Brasil.

O Estado italiano recorreu afirmando que Lula rompera com o Tratado de Extradição entre os dois países, entretanto, o colegiado supremo negou o recurso, entendendo que o referido tratado, por não ser a respeito dos direitos humanos, não possui caráter vinculante, portanto, caberia ao presidente a decisão final. Em sessão em 8 de junho de 2011, o STF manteve a decisão de Lula.

Gilmar Mendes, relator do processo, foi derrotado por 6 a 3, ao defender veementemente o cumprimento do tratado internacional entre Brasil e Itália. A posição dele à época insere-se no contexto da guerra política que ele travou com os governos do PT. O que importa reter aqui é a posição de princípio de Mendes. Ele afirmou peremptoriamente: o Brasil não seria mais respeitado pela comunidade global se não cumprisse os tratados, e teria seus planos de compor o Conselho de Segurança da ONU frustrados: "o país não se qualifica para este status [ser membro do Conselho de Segurança da ONU] descumprindo tratados".

Perceba que, para contrariar Lula, Gilmar Mendes insistiu numa posição que é incoerente, pois ele pretendeu elevar o tratado de extradição ao status de supralegalidade, caráter exclusivo dos que versam sobre direitos humanos. Agora, o quadro mudou, pois o Comitê Internacional de Direitos Humanos, respaldado pelo Pacto Internacional de Direitos Civis e Políticos, determinou que Lula deve ter sua candidatura garantida pelo Estado. Ou seja, a supralegalidade desta liminar suspende a Lei da Ficha Limpa.

O que fará Gilmar Mendes? Vai romper com a comunidade internacional e se colocar como um juiz que não merece respeito por ela, simplesmente para evitar a candidatura de Lula?

Se assim proceder ficará comprovado que o ministro não tem o ordenamento jurídico como referência, mas apenas seu anseio de perseguição política ao ex-presidente Lula.

ATO DA CARAVANA DO PT EM APOIO A FLÁVIO DINO JOGA ÁGUA NA ESTRATÉGIA DE ROSEANA USAR LULA

$
0
0
A presença da caravana do presidente Lula no Maranhão e a manifestação do líder petista, através do candidato a vice Fernando Haddad, de apoio à candidatura do governador Flávio Dino (PCdoB), colocou por terra a estratégia da candidata da oligarquia Sarney em usar, de forma indevida, o nome do ex-presidente preso em Curitiba em suas atividades pelo interior do Maranhão.

Falando para milhares de pessoas que se aglomeraram no Centro Histórico de São Luís nesta sexta-feira (24), Haddad se encarregou de deixar bem claro que a aliança do PT maranhense com a oligarquia Sarney é coisa do passado. E disse isso com todas as letras ao ser questionado sobre o assunto numa rádio local: ‘Você tá com essa dúvida até agora? Eu vou resolver essa parada agora pra você. O candidato do Lula é Flávio Dino!’”, acrescentou o ex-prefeito de São Paulo.

A candidata Roseana, que chegou na ser apresentada pelo sobrinho e deputado estadual Adriano Sarney como a “Lula do Maranhão”, depois do discurso de Haddad deve desencarnar de Lula e do PT , até porque os atuais dirigentes locais em nada se parecem com Raimundo Monteiro, o “Monteirinho da Roseana”, aquele ex-presidente do PT aliado da oligarquia que apoiou o golpe que derrubou Dilma e colocou Michel Temer, patrono da candidatura de Roseana, na presidência.

Blog do Jorge Vieira

RUI COSTA PIMENTA: CANDIDATURA DE LULA ESTÁ SE TORNANDO AVASSALADORA

$
0
0
TV 247 - O presidente do Partido da Causa Operária (PCO), Rui Costa Pimenta, expôs sua análise política à TV 247, nesta semana, analisando as minúcias do golpe de Estado, ressaltando que a candidatura de Lula torna-se, a cada dia, "extraordinária", como apontam os números das últimas pesquisas, que indicam o ex-presidente com até 39% das intenções de voto. "É algo avassalador", comenta. 

Citando a conjuntura internacional, Pimenta avalia que o imperialismo é dividido em escalas diferentes, com interesses parecidos, mas não idênticos. "Quando o jornal The New York Times publica ponderações a prisão arbitraria de Lula, significa que a condução do golpe no Brasil torna-se algo perigoso para o imperialismo, há um reconhecimento de que o problema Lula está se aprofundando de forma dramática", observa.

O presidente do PCO salienta a importância de rejeitar qualquer plano B. "A questão no momento é se insistirão ou não a candidatura de Lula, e, manter sua candidatura, é reforçar a luta popular contra o golpe", afirma, ressaltando que "se Lula entrar nas urnas, será uma crise imensa do golpe". .

Ele considera que Lula tem ganhado cada vez mais apoio do povo. "Está se transformando uma maré popular abrir mão disso não faz sentido, a candidatura de Lula precisa manter sua candidatura", observa.

Pimenta observa os números da pesquisas que apontam Lula com 39% dos votos e considera que o ex-presidente tem potencial de votos ainda maior. "Com a crise e a desmoralização da política, a candidatura de Lula será avassaladora, podendo passar dos 50% das intenções de voto", opina.

Encontro histórico da UNCME-MA consolida a importância da entidade no contexto da educação maranhense

$
0
0
O VIII Encontro da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação(UNCME-Maranhão) realizado no Auditório Fernando Falcão da Assembleia Legislativa nos dias 23 e 24 de agosto serviu para consolidar a importância da entidade que aglutina os Conselhos Municipais de Educação no cenário do ensino básico maranhense atual.
Com o tema: "Educação Brasileira: perspectivas e desafios à luz da BNCC" mais 300(trezentos) conselheiros municipais de educação, técnicos dos DME's, gestores educacionais, lideranças sindicais, professores e convidados tiveram a oportunidade de debater sobre o ensino básico maranhense através de palestras, seminários e painéis, apontando novos rumos para a educação de qualidade social que a UNCME tem preconizado ao longo da sua história no contexto do Maranhão.
A abertura do VIII Encontro da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação(UNCME-MA) aconteceu no dia 23 de Agosto com a presença de autoridades educacionais do Maranhão entre elas o Secretário de Estado de Educação Felipe Camarão, Coordenadora do Fórum Estadual de Educação Professora Nádia Dutra, Coordenadora do CAOP/REMAR a Promotora de Justiça Drª Sandra Pontes, o Presidente Nacional da UNCME Prof. Humberto Gonzaga que proferiu a palestra de abertura A IMPORTÂNCIA DO SISTEMA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO (SME)  E  O PAPEL DO CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO  e o Coordenador Estadual da UNCME-Maranhão Prof. Emerson Araújo.

No segundo dia do VIII Encontro da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação(UNCME-Maranhão) foram realizados três seminários conduzidos pelas professoras Hilda e Helena(Articuladora em Regime de Colaboração da UNCME-MA com a BNCC Estadual) e Socorro Fortes Coordenadora Estadual da BNCC(SEDUC) e pelos professores Emerson Araújo e Alberto Louseiro(Coordenador Estadual da BNCC - UNDIME). Além de um painel tendo a frente o Professor Mauro Gurgel(Leis de Diretrizes sobre o Enino do Meio Ambiente), representando a OMEP, Professora Socorro Carneiro(CEE) discorrendo sobre a Resolução do CEE 31/2018 e Drª Sandra Pontes comunicando sobre a Rede de Educação do Maranhão(REMAR).
No final do VIII Encontro da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação(UNCME-Maranhão) foi feito duas homenagens às professoras Lindalva Batista e Priscila Oliveira pelos relevantes serviços a UNCME-Maranhão ao longo dos anos.

“CONSTRUIR ESCOLAS É A COISA MAIS ESTRUTURANTE QUE EXISTE”, DIZ DINO NA TV GUARÁ

$
0
0
O governador e candidato à reeleição Flávio Dino ressaltou nesta segunda-feira (27) que tem entregue obras de vários tipos e complexidade no Estado, incluindo rodovias e pontes. Mas ele acrescentou que as chamadas obras estruturantes não são apenas viárias.

“Não há nada mais estruturante que a educação. Construir e reformar escolas é a coisa mais estruturante que existe”, afirmou Flávio em entrevista à TV Guará.

Desde 2015, o Governo do Maranhão já construiu e reformou mais de 800 Escolas Dignas em todas as regiões do Maranhão.

Flávio também citou os oito grandes hospitais entregues por ele. E, claro, as rodovias, como a MA-034 (Buriti-bravo a Caxias) e a estrada entre Barra do Corda e Doca Bezerra. “Concluímos tantas outras estradas; em São Luís fizemos a Forquilha, o retorno do aeroporto e muitas outras obras.”

Escolas integrais – Flávio contou que, para os próximos quatro anos, a meta é chegar a 150 escolas de ensino integral. Em 2015, quando assumiu, não havia nenhuma. Hoje já são 50. Portanto, serão mais cem na próxima gestão de Flávio.

Ele acrescentou que serão também 100 unidades do IEMA, que foca no ensino profissionalizante. Atualmente são 26, entre unidades plenas e vocacionais. “Vamos chegar a cem, não tenham dúvidas. E teremos uma ênfase muito importante em idiomas. Inglês é uma ferramenta que as pessoas adquirem para o trabalho.”

Menos impostos – Na entrevista, Flávio também lembrou que, logo em 2015, reduziu impostos para as micro e pequenas empresas. A tabela do Simples – um regime tributário para esse setor – estava congelada havia anos.

“Os pequenos empresários estavam pagando mais tributos do que deveriam. Mandamos um projeto de lei para a Assembleia Legislativa e reduzimos as alíquotas”, disse Flávio.

Além disso, também foi colocado em prática o programa Moto Legal, que regulariza a situação das motocicletas com R$ 50 por ano. Isso significa menos IPVA e licenciamento mais barato para os motoqueiros.

Para os próximos anos, o plano de governo de Flávio prevê novas reduções de imposto: “Vamos reduzir ainda mais, inclusive criando uma faixa de isenção que hoje não existe”.

“As micro e pequenas empresas são 95% do total no Maranhão. Em vez de privilegiar 100 empresas, como era feito no passado”, estou beneficiando 100 mil empresas”, disse o governador.

Blog do Jorge Vieira

PESQUISAS: LULA LÍDER EM 23 ESTADOS; ALCKMIN NA LANTERNA EM 24

$
0
0
Esq.: Stuckert / DIr.: Gleison Miranda - Ascom
Por Fernando Brito, do Tijolaço - O site Poder360 compilou, numa tabela, as pesquisas do Ibope, nos últimos dias, em 25 estados e no Distrito Federal.

Lula vence em 23, numericamente. Em todos os estados do Nordeste passa dos 50% dos votos.

Bolsonaro vence em quatro: DF, RR, SC e Acre.

Geraldo Alckmin só não está na “lanterninha”, sozinho, em três: São Paulo, Sergipe e Santa Catarina, assim mesmo com apenas um ponto sobre Ciro Gomes, que nos dois últimos estados fica com um ponto a menos no “duelo de anões” com o ex-governador paulista: 4 a 3 e 6 a 5, em pontos percentuais, respectivamente.

Abaixo, o quadro publicado pelo site, que ajuda a compreender a monstruosa usurpação que está sendo feita contra “Sua Majestade, o eleitor” e porque as eleições brasileiras estão se tornando um escândalo internacional.

Dispensa qualquer comentário, é apenas o retrato de como está se esbulhando povo de seu país.

'QUANDO FALAM EM ENXUGAR A MÁQUINA, É ENXUGAR O DIREITO DOS MAIS POBRES'

$
0
0
Blog da Sílvia Tereza - O governador Flávio Dino participou na noite desta terça-feira (28), em São Luís, da Plenária dos Direitos Humanos, Procon, Juventude, Negros, Mulheres e Cultura. As plenárias têm debatido os rumos e as mudanças no Maranhão em todas as áreas da política pública.

“Os direitos humanos são uma grande conquista dos povos, sobretudo daqueles que menos têm, daqueles que precisam da mão protetora do Estado”, disse Flávio.

“Muitos aí falam em enxugar a máquina. Quando falam em enxugar a máquina, não tenham dúvida: é enxugar o direito dos mais pobres”, acrescentou.

O governador ainda disse que “tem muita gente dizendo que defensor de direitos humanos é defensor de bandidos. E isso visa que as pessoas sejam ainda mais exploradas, oprimidas e dominadas”.

Flávio também falou sobre a “a centralidade da luta do povo negro e indígena deste Estado e deste país”. Segundo ele, “a luta dessas populações não é algo menor, porque a sociedade brasileira se construiu por sobre a exploração de negros, indígenas e outros povos colonizados pelos europeus”.

Apoio

Na plenária, Flávio recebeu o apoio das pessoas que lotaram o espaço, na avenida dos Holandeses. “Eu defendo os direitos humanos, eu defendo o direito de crianças e adolescentes. Por isso, Flávio Dino de novo”, disse Claudia Lima, Miss Exuberante Plus Size Maranhão.

O estudante Daniel Araújo disse que Flávio “é o único governador que realmente se preocupa com a educação dos jovens do Maranhão. Ele se preocupa com a nossa educação e o nosso futuro. Por isso eu sou Flávio Dino de novo”.

“Ele botou o Maranhão para cima. O Maranhão estava no fundo, e agora está para cima. É 65!”, acrescentou Esmeralda Freire.

“Eu sou Flávio Dino pelas políticas públicas implantadas aqui no Maranhão, especialmente para as mulheres, que vêm avançado e precisam ter continuidade”, afirmou Anne Benevides.

Impeachment, Reforma Trabalhista, Teto de Gastos: saiba como seu deputado votou e se ele merece ser reeleito

$
0
0
CLODOALDO CORRÊA - Neste momento de campanha, no qual as pessoas se atentam muito ao debate sobre os cargos que polarizam os discursos, como presidente e governador, é necessário lembrar da importância dos cargos legislativos, que são muito ignorados pelo eleitor. Enquanto se discute muito quem será o presidente, se vota em qualquer um para deputado federal, sem lembrar que este é o seu verdadeiro representante, que deve votar de acordo com os SEUS interesses como representados. São tão importantes que até decidiram retirar do poder a presidente eleita diretamente pelo povo.

Para auxiliar o eleitor nesta tarefa importante, que é não votar em qualquer um para deputado federal, o Blog relembra como votaram os atuais deputados maranhenses nas decisões mais importantes do Congresso que têm grande impacto na sua vida. Assim, verifique se o seu deputado está de fato o representando. Caso contrário, não merece seu voto. E procure saber logo como votará o deputado que você pretende colocar como seu representante.

IMPEACHMENT DE DILMA

A votação foi transmitida em rede nacional pela TV aberta. Mas não custa lembrar quem votou para cassar a presidente por “pedaladas fiscais” e deixou no poder Michel Temer, que foi flagrado tratando de propina com o dono da JBS, Joesley Batista. O SIMcassou Dilma e o NÃO era para ela permanecer no cargo.

Alberto Filho (PMDB) – Sim

Aluísio Mendes (PTN) – Não

André Fufuca (PP) – Sim

Cleber Verde (PRB) – Sim

Eliziane Gama (PPS) – Sim (candidata a senadora)

Hildo Rocha (PMDB) – Sim

José Reinaldo (PSB) – Sim (candidato a senador)

João Castelo (PSDB) – Sim (falecido)

João Marcelo Sousa (PMDB) – Não

Juscelino Filho (DEM) – Sim

Júnior Marreca (PEN) – Não

Pedro Fernandes (PTB) – Não (o filho, Pedro Lucas, é candidato)

Rubens Júnior (PC do B) – Não

Sarney Filho (PV) – Sim (candidato a senador)

Victor Mendes (PSD) – Sim

Waldir Maranhão (PP) – Não

Weverton Rocha (PDT) – Não (candidato a senador)

Zé Carlos (PT) – Não

REFORMA TRABALHISTA

A reforma trabalhista aprovada e já em vigor mudou muito as relações de trabalho, permitindo férias fracionadas, mudança na computação do horário trabalhado e, principalmente, dando força de lei à negociação direta entre empregador e empregado. Assim, os sindicatos e as empresas podem negociar condições de trabalho diferentes das previstas em lei, mas não necessariamente num patamar melhor para os trabalhadores, dando todas as condições para que os empregadores coloquem condições desfavoráveis aos empregados e estes têm que aceitar. O voto SIM é a favor da reforma e o NÃO contrário.

Alberto Filho (PMDB) – Sim

Aluísio Mendes (PTN) – Sim

André Fufuca (PP) – Sim

Cleber Verde (PRB) – Sim

Deoclides Macedo (PDT) – Não

Eliziane Gama (PPS) – Não (candidata a senadora)

Hildo Rocha (PMDB) – Sim

José Reinaldo (PSB) – Sim (candidato a senador)

João Marcelo Sousa (PMDB) – Sim

Juscelino Filho (DEM) – Sim

Júnior Marreca (PEN) – Sim

Luana Costa (PSB) – Não

Pedro Fernandes (PTB) – Sim (o filho, Pedro Lucas, é candidato)

Rubens Júnior (PC do B) – Não

Victor Mendes (PSD) – Sim

Waldir Maranhão (PP) – Sim

Weverton Rocha (PDT) – Não (candidato a senador)

Zé Carlos (PT) – Não

TETO DOS GASTOS

Foram 366 votos a favor, 111 contra e duas abstenções. A PEC congelou os gastos públicos pelos próximos 20 anos. O texto estabelece um limite para as despesas em saúde e educação com base no gasto realizado no ano anterior corrigido pela inflação (na prática, em termos reais – na comparação do que o dinheiro é capaz de comprar em dado momento – fica praticamente congelado). O SIM congela os gastos e o NÃOera para que que o país pudesse continuar investindo.

Aluisio Mendes – PTN – Sim

Alberto Filho – PMDB – Sim

Cleber Verde – PRB – Sim

Davi Alves Silva Júnior – PR – Sim

Eliziane Gama – PPS – Não (candidata a senadora)

Hildo Rocha – PMDB – Sim

Ildon Marques – PSB – Sim

João Castelo – PSDB – Sim (falecido)

João Marcelo Souza – PMDB – Sim

José Reinaldo – PSB – Sim (candidato a senador)

Júnior Marreca – PEN – Sim

Juscelino Filho – DEM – Sim

Pedro Fernandes – PTB – Sim (o filho, Pedro Lucas, é candidato)

Rubens Pereira Júnior – PCdoB – Não

Victor Mendes – PSD – Sim

Weverton Rocha – PDT – Não (candidato a senador)

Zé Carlos – PT – Não

Waldir Maranhão – Não votou

SALVAR MICHEL TEMER

O presidente Michel Temer foi salvo duas vezes pelo Congresso de ser investigado por denúncias de corrupção. Na segunda, mais consistente, Temer era acusado pelo Ministério Público de obstrução da Justiça e de integrar, ao lado dos ministros Eliseu Padilha (Casa Civil) e Moreira Franco (Secretaria-Geral), uma organização criminosa que teria recebido ao menos R$ 587 milhões em propina. Graças aos votos dos deputados, inclusive da maioria da bancada do Maranhão, a denúncia foi arquivada.

Vale lembrar que Sarney Filho era ministro do governo Temer e foi exonerado só para votar a favor do presidente. O SIM salva Michel Temer e o NÃO era para que o presidente fosse investigado.

Aluísio Mendes (Podemos) – SIM

André Fufuca (PP) – SIM 

Cleber Verde (PRB) – SIM 

Eliziane Gama (PPS) – NÃO (candidata a senadora)

Hildo Rocha (PMDB) – SIM 

João Marcelo Souza (PMDB) – SIM 

José Reinaldo (PSB) – SIM (candidato a senador)

Julião Amin (PDT) – NÃO 

Junior Marreca (PEN) – SIM 

Juscelino Filho (DEM) – SIM 

Luana Costa (PSB) – AUSENTE

Pedro Fernandes (PTB) – SIM (o filho, Pedro Lucas, é candidato)

Rubens Pereira Júnior (PCdoB) – NÃO 

Sarney Filho (PV) – SIM (candidato a senador)

Victor Mendes (PSD) – SIM 

Waldir Maranhão (Avante) – NÃO 

Weverton Rocha (PDT) – NÃO (candidato a senador)

Zé Carlos (PT) – NÃO

*Os deputados estão indicados com os partidos aos quais estavam filiados às épocas das votações.

ASSISTA AGORA AO VÍDEO DE LULA QUE BARROSO E A GLOBO QUEREM CENSURAR


PT ANUNCIA RECURSOS E DIZ QUE VAI COM LULA ATÉ O FIM

$
0
0
247 – "Vamos apresentar todos os recursos aos tribunais para que sejam reconhecidos os direitos políticos de Lula, previstos na lei e nos tratados internacionais ratificados pelo Brasil. Vamos defender Lula nas ruas, junto com o povo, porque ele é o candidato da esperança", diz nota do Partido dos Trabalhadores, divulgada nesta madrugada.

Segundo o texto, a violência do TSE contra Lula "expõe o Brasil diante do mundo como um país que não respeita suas próprias leis, que não cumpre seus compromissos internacionais, que manipula o sistema judicial, em cumplicidade com a mídia, para fazer perseguição política". Tudo sob a regência da Globo, numa tragédia que trouxe a fome de volta ao País. Leia, abaixo, a nota:

NOTA DA COMISSÃO EXECUTIVA NACIONAL DO PT

CONTRA A CASSAÇÃO POLÍTICA, COM LULA ATÉ O FIM

Diante da violência cometida hoje (31) pelo Tribunal Superior Eleitoral contra os direitos de Lula e do povo que quer elegê-lo presidente da República, o PARTIDO DOS TRABALHADORES afirma que continuará lutando por todos os meios para garantir sua candidatura nas eleições de 7 de outubro.

Vamos apresentar todos os recursos aos tribunais para que sejam reconhecidos os direitos políticos de Lula, previstos na lei e nos tratados internacionais ratificados pelo Brasil. Vamos defender Lula nas ruas, junto com o povo, porque ele é o candidato da esperança.

É mentira que a Lei da Ficha Limpa impediria a candidatura de quem foi condenado em segunda instância, como é a situação injusta de Lula. O artigo 26-C desta Lei diz que a inelegibilidade pode ser suspensa quando houver recurso plausível a ser julgado. E Lula tem recursos tramitando no STJ e no STF contra a sentença arbitrária.

É mentira que Lula não poderia participar da eleição porque está preso. O artigo 16-A da Lei Eleitoral prevê que um candidato sub judice (em fase de julgamento) pode "efetuar todos os atos relativos à campanha eleitoral, inclusive utilizar o horário eleitoral gratuito no rádio e na televisão e ter seu nome mantido na urna eletrônica".

A Justiça Eleitoral reconheceu os direitos previstos nestas duas leis a dezenas de candidatos em eleições recentes. Em 2016, 145 candidatos a prefeito disputaram a eleição sub judice, com registro indeferido, e 98 foram eleitos e governam suas cidades. É só para Lula que a lei não vale?

O Comitê de Direitos Humanos da ONU determinou ao Brasil garantir os direitos políticos de Lula, inclusive o de ser candidato. E o Brasil tem obrigação de cumprir, porque assinou o Protocolo Facultativo do Pacto Internacional de Direitos Civis e Políticos. E o Congresso Nacional aprovou o Decreto Legislativo 311 que reconhece a autoridade do Comitê. O TSE não tem autoridade para negar o que diz um tratado internacional que o Brasil assinou soberanamente.

É falso o argumento de que o TSE teria de decidir sobre o registro de Lula antes do horário eleitoral, como alegou o ministro Barroso. Os prazos foram atropelados com o objetivo de excluir Lula. São arbitrariedades assim que geram insegurança jurídica. Há um sistema legal para os poderosos e um sistema de exceção para o cidadão Lula.

Em uma semana que envergonhará o Judiciário para sempre, a cúpula desse Poder negociou aumento de 16,4% nos salários já indecentes de ministros e juízes, sancionou a criminosa terceirização dos contratos de trabalho e, agora, atacou frontalmente a democracia, os direitos dos eleitores e os direitos do maior líder político do país. É uma cassação política, baseada na mentira e no arbítrio, como se fazia no tempo da ditadura.

A violência praticada hoje expõe o Brasil diante do mundo como um país que não respeita suas próprias leis, que não cumpre seus compromissos internacionais, que manipula o sistema judicial, em cumplicidade com a mídia, para fazer perseguição política. Este sistema de poder, fortemente sustentado pela Rede Globo, levou o país ao atraso e o povo ao sofrimento e trouxe a fome de volta.

A candidatura do companheiro Lula é a resposta do povo brasileiro aos poderosos que usurparam o poder. Lula, e tudo o que ele representa, está acima dos casuísmos, das manobras judiciais, da perseguição dos poderosos.

É com o povo e com Lula que vamos lutar até o fim.

Lula Livre!

Lula Candidato!

Lula Presidente!

BRASIL DO GOLPE: EXTREMA POBREZA E DESEMPREGO

$
0
0
Do Brasil de Fato - Vera Lúcia Bezerra, 43 anos, moradora do bairro de São Mateus, na zona leste de São Paulo, está desempregada há 11 meses. Ela trabalhava como cozinheira em uma metalúrgica, mas foi demitida no último corte de funcionários da empresa. “Fica difícil, eu pago aluguel. Aí vem os gastos, tem gás, despesas, água, luz. Eu tenho três profissões na carteira, sou porteira, sou ajudante de cozinha e sou da área da limpeza, mas eu não consigo um emprego”, conta.

Assim como Vera Lúcia, outras 12,9 milhões de pessoas em todo o país sofrem com o desemprego, segundo pesquisa divulgada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) nesta semana. A pesquisa revela ainda que mais de 4,8 milhões de pessoas desistiram de procurar emprego - um recorde na pesquisa que teve início em 2012 -, uma categoria de trabalhadores que tem sido denominada “desalentado”.

O levantamento também explica que os empregos formais, ou seja, pessoas que trabalham com carteira assinada e asseguram seus direitos trabalhistas, seguem caindo. Pouco mais de 32,9 milhões de pessoas preenchem essa categoria, uma queda de 1,1%, em relação ao número registrado em 2017.

A falta de uma colocação no mercado de trabalho é apenas uma das facetas de um Brasil mergulhado em uma crise política e econômica, que alcançou níveis alarmantes após o golpe contra a presidenta Dilma Rousseff, em agosto de 2016, que completa dois anos nesta sexta-feira, 31.

A data marca o dia em que o Senado Federal aprovou, por 61 votos favoráveis e 20 contrários, a perda do mandato da presidenta. Em seu lugar, assumiu o golpista Michel Temer, que nos últimos dois anos sancionou uma série de medidas que retiraram direitos dos trabalhadores e agravaram a vida dos brasileiros.

O golpe de 2016 ainda alcançou novas proporções ao aprovar emendas como a PEC 95, que congelou investimentos em áreas essenciais como saúde e educação e a reforma trabalhista aprovada em julho do ano passado pelo governo golpista de Michel Temer.

A medida precarizou ainda mais as relações de trabalho, com maiores jornadas, fim da remuneração com base nos pisos das carreiras, trabalhos intermitentes e barreiras para o trabalhador que precisa recorrer à justiça para garantir direitos trabalhistas.

Para o sociólogo Jessé Souza, a derrubada da presidenta Dilma Rousseff teve por objetivo dar ainda mais força ao capital financeiro no Brasil, que por princípio, não tem qualquer interesse no aumento da renda do trabalhador, ou mesmo na formação de um mercado interno.

“O golpe é exatamente isso, é a entrada da fração financeira do capital, a fase mais destrutiva do capitalismo. Se o mercado interno fosse importante para essa falsa burguesia industrial, que nós não temos, ela teria interesse que os trabalhadores tivessem, ao menos, uma remuneração decente, porque senão, ninguém compraria o que ela produz. Mas o financismo não tem isso, ele esta aí só para explorar”.

E isso, segundo Souza, é um dos resquícios da escravidão no Brasil, que aparta cada vez mais os mais pobres do mercado de trabalho. “O fato de você ter uma população que mais da metade dela exerce trabalho desqualificado, ou semiqualificado, esse padrão produtivo é uma óbvia continuação da escravidão. A classe dos mais pobres está fora do mercado competitivo de trabalho, porque o que o capitalismo explora é o conhecimento incorporado no trabalhador, não é a energia muscular, como no caso da escravidão”.

Claudinei Maurício Gonçalves, morador do bairro São João Climaco, no Ipiranga, procura emprego há 2 anos, na área de eletrotécnica. “Trabalhava com carteira assinada e fui desligado da empresa em julho de 2016”, diz.

As promessas da oposição à presidenta Dilma Rousseff e dos grupos hegemônicos de mídia, que espalhavam notícias de um Brasil repactuado, que sanaria a economia e a crise política, não chegaram aos trabalhadores, pelo contrário.

“Depois dessa transição com o Temer não aconteceu nada. Disseram que iria melhorar, mas por enquanto nada. Nesses dois anos eu consegui me manter com o fundo de garantia, agora a partir desse segundo ano, não tem mais jeito”, explica Claudinei.

Além do desemprego, o país retornou ao mapa da fome. Um levantamento feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística aponta que o número de pessoas em situação de extrema pobreza chegou a 14,8 milhões entre 2016 e 2017. Na última pesquisa, o número era de 13,3 milhões.

Na esteira da extrema pobreza, outros problemas alcançam níveis alarmantes: a mortalidade infantil, que apresentava seguidas quedas, voltou a crescer e agora atinge 11% das crianças entre um mês e quatro anos de idade, o que significa 12,7 mortes por mil nascidos vivos em 2016.

“A maior dificuldade é ver um filho pedir um pão e não poder comprar. Ou precisar de R$ 4,00 para pagar o ônibus e não ter”, explica Vera Lucia Bezerra. Ela conta que, como outros tantos trabalhadores, tem se ancorado no trabalho informal para garantir as necessidades básicas de sua casa.

“Para sobreviver eu faço bico. Entrego panfleto, vendo água, vendo limão. Tem que trabalhar na rua, é o jeito”, diz.

O DÉFICIT DE MORADIA

Aliado ao alto índice de desemprego e a consequente queda na renda, outro indicador também surge e demanda cada vez mais atenção: o déficit de moradia no país é de 6,3 milhões de domicílios.

O número engloba famílias que comprometem grande parte de sua renda com o pagamento de aluguéis, casas que estão em estado precário e precisam de reforma para se adequarem à habitação e também o adensamento excessivo de moradores em um só imóvel.

Para Carmen Silva, coordenadora do Movimento Sem Teto do Centro (MSTC), a crise tem afetado os mais pobres e o número de trabalhadores sem moradia são alarmantes.

“A austeridade que o país está passando afeta primeiramente os trabalhadores de menor renda. E esse trabalhador perde direitos, perde o direito à moradia, o aluguel é muito alto. Nós vivemos em uma capital que a especulação imobiliária é dominante. Nós temos um déficit habitacional de mais de 396 mil famílias em São Paulo”, afirma Carmen Silva.

Silva é responsável por um dos mais exitosos projetos de ocupação habitacional do Centro da cidade de São Paulo. O antigo Hotel Cambridge foi ocupado em 2012 pelo MSTC, virou filme e agora assinou contrato com a Caixa Econômica para uma reforma que adequará o prédio aos seus moradores.

Uma das moradoras da ocupação Cambridge, que aguarda a reforma contratada pela Caixa Econômica, Selma de Jesus Oliveira, 43 anos, tinha um apartamento em Itaquaquecetuba, interior do estado, que havia comprado por cerca de R$ 4.000. Mas desistiu de sua moradia, por não conseguir chegar ao trabalho, na capital, todos os dias.

“Para mim, não era viável estar em Itaqua e todo dia vir para São Paulo. Aqui era o meu trabalho, eu também fazia um curso e saia às 22h. Era muito cansativo. A condução era horrível e no interior não há uma condição de trabalho”, explica.

O Cambridge e sua história de sucesso, no entanto, ainda é uma exceção. Somente na cidade de São Paulo, 133 imóveis estão ocupados e nem todos conseguem garantir a segurança aos seus moradores. Em maio deste ano, o edifício Wilton Paes de Almeida, no Largo do Paissandu, no Centro de São Paulo, desabou e deixou, segundo o Corpo de Bombeiros, nove mortos - os moradores contabilizam mais pessoas desaparecidas após o acidente.

Muitos dos moradores do Wilton Paes de Almeida perderam o seu lar e permaneceram nas ruas. Eles se juntaram a aproximadamente outras 20 mil pessoas, que moram nas ruas da cidade de São Paulo. Os dados são de uma pesquisa encomendada pela Prefeitura do município em 2015 e divulgada em abril deste ano.

Este é o caso de Maria Antonia de Paula, 64 anos, que está em situação de rua desde 2016. Ela chegou a juntar, com seu companheiro, Jorge, o valor do aluguel (R$ 1.200), de uma pensão na rua Marta, mas foi expulsa pelo proprietário, segundo, Maria, por conta de seu trabalho com bijuterias e sua aparência.

“Já tentamos alugar vários cômodos no Brás também, mas sempre expulsam a gente, porque somos velhos, dizem que somos um casal feio de velhos e que não somos iguais a eles. Para não perder a vida viemos para a rua”.

Paula lembra ainda do sofrimento e o preconceito que acompanham os moradores em situação de rua. “Já dormimos na estação Barra Funda, na Santa Cecília, agora estamos na Casas Bahia, na Praça Ramos. Forramos o chão e deitamos lá. Não é brincadeira, não. É muito sofrimento. Para não perdermos nossas coisas, enquanto ele cochila, eu fico acordada, quando eu cochilo, ele fica acordado.

Dois anos após o golpe, o Brasil se vê novamente de frente com a pobreza. Segundo Carmen Silva, do MSTC, "o maior atingido (com o golpe) é o trabalhador de menor renda. Em nome de recuperar a economia, se retira direitos e quem vai ser atingido, é o rico? Não, é o pobre. É uma classificação que é assim: quem tem dinheiro, tem todos os recursos, quem não tem, fica sem. Não há uma igualdade, um equilíbrio”.

É impossível tirar Lula da campanha

$
0
0
Ricardo Stuckert

ALEX SOLNIK/br 247

Ninguém contava com a minha astúcia, pensou o ministro Luís Roberto Barroso ao desrespeitar prazos e enterrar a candidatura Lula antes que se esperava. Como eu sou esperto! Mas bastaram dois dias para constatar que os efeitos da impugnação são nulos. Candidato ou não, Lula não saiu da campanha. Nem vai sair. Candidato ou não, vai eleger, de dentro da cela, governadores, deputados, senadores e o próximo presidente do Brasil.

Fernando Henrique chamou Lula, em entrevista de hoje à Folha de "Padim Ciço" ou Padre Cícero, figura mitológica do Nordeste brasileiro a quem foram atribuídos milagres e a quem o povo venerava como santo. Ele tem razão em parte.

Lula é Padre Cícero, mas não só. É Padre Cícero mais Tiradentes mais Getúlio Vargas. Por isso é tão difícil derrotá-lo. Ele é três em um.

Barroso chegou tarde demais. Apesar da interdição a campanha já está nas ruas do Brasil e Lula está por toda parte. Ninguém vai conseguir arrancar seu nome de todas as propagandas espalhadas através do país.

Proibir Lula vai aguçar ainda mais a curiosidade em torno dele. É como proibir drogas. Chamam mais atenção do que se fossem permitidas. Lula em liberdade não é tão impactante quanto preso. Principalmente porque seu crime ninguém viu. Diferente seria se ele tivesse matado alguém e houvesse um cadáver. O "crime" atribuído a Lula não o tem.

Por isso não grudou nele o carimbo de criminoso ou bandido, por mais barulho que façam seus detratores.

É espantoso verificar que pessoas que estudaram tanto, como Barroso, não aprenderam nada com a história. Não percebem que Lula preso e impugnado tem mais poder que livre e candidato.

Se Tiradentes não fosse enforcado e esquartejado viraria símbolo da liberdade e feriado nacional ainda hoje? Se o tivessem deixado em paz alguém ainda se lembraria dele?

Cada movimento e cada ação que se destinam a enfraquecer Lula só o fortalecem. Quanto mais injustiças contra ele, mais as pessoas simples, as mesmas que amam Padre Cícero formarão fileiras em sua defesa. Falta pouco para virar mártir.

Pode até não ser o próximo presidente, mas periga se transformar num símbolo da liberdade tão forte quanto Tiradentes pelos próximos 200 anos.

Governo avança na captação de recursos para a execução do Programa Corredor de Transporte e Integração Sul Norte do Maranhão

$
0
0
A finalização dos trâmites técnicos e administrativos permitirá que o Governo do Maranhão inicie a execução da 1ª Etapa do Programa Corredor de Transporte e Integração Sul Norte com a reconstrução do trecho de 233km da MA-006, entre os municípios de Balsas e Alto Parnaíba. O valor do investimento está orçado em R$ 800 mi, onde o governo do Estado deve entrar com uma contrapartida de 20% para a conclusão do projeto.

O financiamento da reconstrução da 1ª Etapa da maior rodovia do Estado, em fase adiantada para conclusão, está sendo negociado com o Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF) e o Novo Banco de Desenvolvimento da América Latina (NBD). Com larga experiência em operações no Brasil e corpo técnico engajado na execução do projeto, as instituições trazem agilidade na implementação do Programa.

Está previsto no projeto que a CAF se encarregará de financiar a reconstrução do trecho entre os municípios de Alto Parnaíba e Tasso Fragoso. O NBD assumirá o trecho entre Balsas e Tasso Fragoso totalizando os 233 km para conclusão da 1ª Etapa de reconstrução da rodovia.

O interesse em concretizar o Corredor de Transporte e Integração Sul Norte do Maranhão é do tamanho da MA-006. Com 1225 km de extensão a rodovia foi construída na década de 80 com o objetivo de ligar o Norte ao Sul do Estado, não imaginando ter que atender, mais tarde, uma importante fronteira agrícola para os estados do Maranhão, Pará e Tocantins, suportando 20 vezes mais o que foi dimensionado para estrada. A falta de manutenção e conservação adequada da MA-006, em anos passados, também ajudou a antecipar a durabilidade da rodovia e gerar a necessidade de reconstrução da estrada.

Segundo o Secretário de Estado da Infraestrutura, Clayton Noleto, quando o Governo recebeu a rodovia em colapso, em 2015, resolveu de imediato adotar patrulhas mecânicas para dar suporte aos produtores rurais e a recuperação emergencial dos trechos considerados mais críticos para garantir a trafegabilidade da estrada, além de intervenções feitas referentes à sua recuperação. Paralelo ao trabalho para evitar a interrupção no tráfego e o escoamento da produção agrícola, Clayton Noleto conta que foi iniciado o Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) se tornando viável a recuperação da MA-006, inicialmente do entroncamento da BR-222, em Buriticupu, até o município de Alto Parnaíba.

“Não ficamos parados e estamos agora mais perto da concretização deste sonho que é a reconstrução do trecho da MA-006, nesta primeira etapa entre entre Balsas e Alto Parnaíba, para depois darmos sequência à segunda etapa, avaliada em mais de 1 Bi para a sua execução”, frisou o Secretário de Estado da Infraestrutura, acrescentando que o governo dará um salto importante na logística de infraestrutura rodoviária garantindo agilidade, menor custo de transporte, competitividade, segurança e comodidade aos que precisam trafegar pela maior rodovia do Estado. “A reconstrução deste primeiro trecho terá o redimensionamento e o alargamento da estrada para suportar a carga adequada dada a importância da rodovia para o escoamento de boa parte da produção agrícola do Estado”.

As ações contínuas do Governo do Estado na MA-006, têm garantido a trafegabilidade da rodovia nos últimos anos. Recebem intervenções constantes de conservação trechos que ficavam no isolamento, como Balsas a Fortaleza dos Nogueiras (55 quilômetros), de Formosa da Serra Negra a Grajaú (127 quilômetro) e Balsas a Alto Parnaíba (233 quilômetros).

Paralelo ao trabalho de obtenção do financiamento para a reconstrução da rodovia e os serviços de recuperação emergencial para garantir o tráfego e o escoamento da produção agrícola na região sul do Estado, a Secretaria de Estado da Infraestrutura entregou neste ano o trecho de 42 km da MA-006 entre o município de Pedro do Rosário ao povoado Cocalinho, no entroncamento da BR-316, e deve concluir até o fim de 2018 a restauração do trecho de 125 km entre os municípios de Grajaú e Arame.

O Governo reforça que concluiu os 65 km da MA-140, entre o entroncamento da BR-230, em Balsas, ao entroncamento da MA-007, parte integrante do Anel da Soja, que facilita o acesso a MA-006 para o escoamento da produção agrícola. “Dos outros dois trechos do Anel da Soja na MA-007, um deles foi retomado esta semana e o seguinte deve ser retomado em quinze dias melhorando as condições da logística para o transporte na região”, complementou Clayton Noleto enfatizando os investimentos contínuos para garantir a melhoria das condições para o transporte da safra agrícola mantendo o aquecimento da economia e a geração de emprego e renda.

Marrapá

Aluísio Mendes faz campanha para Flávio Dino em Peritoró

$
0
0
A mistura de apoiadores no interior do Estado causa cenas inusitadas como a na noite deste sábado (1º) na cidade de Peritoró. O deputado federal e candidato à reeleição Aluísio Mendes (Podemos), que é aliado histórico do Clã Sarney e está na coligação do candidato a governador Roberto Rocha (PSDB), participou de ato pró-Flávio no município de Peritoró.

A atividade foi comandada pelo prefeito Padre Josias e com participação do vice-governador e candidato à reeleição, Carlos Brandão (PRB), e do deputado estadual e candidato à reeleição Fábio Braga (SD).

Aluísio estava em meio a um mar de bandeiras do “65” e até bateu palmas oscilando entre o entusiasmo e o constrangimento.

Blog do Clodoaldo Corrêa

Viewing all 8786 articles
Browse latest View live